Páginas

sábado, 22 de maio de 2010

De manhã, educomunicação. À tarde, ciberativismo.




Hoje pela manhã a jornalista Vivianne Amaral abordou a temática da aprendizagem, sob a perspectiva da produção colaborativa da comunicação. Segundo ela “a sociedade de consumo é a lógica criada pela comunicação de massa” e superar este tratamento de “bando” dado pelas grandes mídias à sociedade em geral implica a apropriação social das novas Tecnologias de Informação e Comunicação.

A aprendizagem é um processo que ocorre a todo instante, em todos os espaços de convivência humana e o que elementos como a internet propiciam é uma ampliação das possibilidades de aprendizagem. Hoje há um sem número de ferramentas disponíveis para enriquecermos os processos educativos.

Entretanto, o nível de conhecimento sobre estas tecnologias, sobretudo as digitais, ainda é bastante baixo, o que transforma em desafio trabalhos que impliquem o uso de ferramentas de comunicação. Por este motivo “é preciso oferecer a oportunidade experienciar as tecnologias de comunicação. Só o uso cria sentido”, enfatiza Vivianne.

Agora à tarde o cientista social Diego de Itu vai trabalhar as dinâmicas e potencialidades do ciberativismo. O foco é o uso da Comunidade Virtual de Escolas Cuidando da Água durante o desenvolvimento dos projetos de Mapa Verde que cada Unidade de Ensino participante do projeto Rio do Nosso Bairro realizará.
Em breve lançaremos mais atualizações.

Por hora, quem quiser pode acompanhar o que está acontecendo por aqui na CMTECE, em Itanhaém, pelo Twitter: http://twitter.com/ecosurfi e http://twitter.com/rionossobairro.

0 comentários:

Postar um comentário