Páginas

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Educomunicação socioambiental e redes sociais são o tema da vez


Atividade acontece em Santos e deve reunir mais de 50 professores


Buscando tecer uma grande malha para fortalecer o tecido comunicacional entre as escolas participantes do projeto Rio do Nosso Bairro, acontece nesse sábado (15), a partir das 09hs no CAIS – Centro de Atividades Integradas de Santos a última etapa do processo de formação dos professores e professoras das cidades de São Vicente, Santos, Guarujá, Cubatão e Bertioga (Baixada Norte), que desde o mês de abril já participaram dos seminários sobre “Saneamento Ambiental, Participação e Controle social” e “Educação Ambiental e Métodos participativos”.

Na oportunidade dessa terceira etapa da segunda fase do projeto Rio do Nosso Bairro, os participantes irão conhecer o conceito da Educomunicação Socioambiental, que vai abordar a perspectiva do trabalho educomunicativo no ambiente escolar, como premissa do participação juvenil na investigação apreciativa de histórias, fatos e situações que propiciem a busca do olhar critico sobre a ótica de quem vive e/ou enfrenta os problemas gerados pela exploração demasiada dos bens naturais que ocasiona conflitos socioambientais.

Outro ponto que será destacado no Seminário 3 é o trabalho desenvolvido por meio das Redes Sociais, que vem encurtando distancias e contribuindo com a construção coletiva de processos dialógicos para a tomada de decisões em todos os níveis e esferas da sociedade.

A partir dos temas propostos será possível entender como poderão ser criadas metodologias para encorajar os processos que envolvem a construção de conhecimentos e como eles se desenvolvem no nível das comunidades escolares (comunidades de aprendizagem). A perspectiva da regionalidade abrange a conformação da Rede de Escolas pelo Cuidado com as Águas da Baixada Santista, com foco na cooperação interescolar e na troca de experiências sobre os trabalhos desenvolvidos.

Para facilitar o seminário os participantes terão como formadores o Cientista social Carlos Diego, que é desenvolvedor de mídias sociais, coordenador de projetos do Coletivo Jovem Caipira de Meio Ambiente e gestor de comunidade prática da Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (Rejuma). Outra profissional que vem socializar as suas experiências é a Jornalista Viviane Amaral, que é especialista em comunicação colaborativa com foco na educomunicação e também facilitadora de comunidades presenciais e telemáticas.

São os temas fortes do seminário 3: Comunidades de aprendizagem - ação comunicativa, complexidade - princípios ecológicos - relação e mediação - globalização, culturas e identidade – produção colaborativa.

O CAIS – Centro de Atividades Integradas de Santos fica na Rua 7 de setembro, 34, Vila Nova – Santos (Antigo Colégio Santista). As atividades se iniciam as 09hs com o término previsto paras às 17hs.

Próxima semana

No próximo dia 22 de maio a seminário que tratará do mesmo tema acontece na Baixada Sul. Participam as escolas das cidades de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruibe.

As atividades acontecerão nas dependências CMTEC - Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes, localizado na Av. Condessa de Vimieiros, 1131 - Centro / Itanhaém, das 09hs às 17hs.     

0 comentários:

Postar um comentário