Páginas

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Mapa Verde e participação na educação são temas de Seminário


Citando Herbert de Souza, o Betinho, a participação é um dos princípios chave da democracia. “Sem ela, não é possível transformar em realidade, em parte da história humana, nenhum dos outros princípios: igualdade, liberdade, diversidade e solidariedade”.

Assumindo esta ideia como premissa, o Seminário 2 – Educação Ambiental e Métodos Participativos do programa de formação do projeto Rio do Nosso Bairro – Escolas Cuidando da Água trouxe para debate com os professores e coordenadores pedagógicos das escolas inscritas no projeto a função da participação na Educação.

Como criar pertencimento aos lugares e processos que envolvem a comunidade escolar? Em que nível a abordagem participativa pode transformar o cotidiano de uma unidade de ensino? Quais os desafios e potenciais educativos do uso de metodologias participativas no ensino formal? Estas foram algumas das muitas questões trabalhadas.

As atividades do Seminário 2 aconteceram nos dias 24 de abril e 8 de maio, na UNAERP Guarujá e na Escola de Educação da Praia Grande, respectivamente. Christianne Godoy (Instituto Refloresta) e Fernando Filippini (ONG Camará) foram os formadores do seminário. A educadora ambiental do Instituto 5 Elementos, Camila Mello, participou como convidada, trazendo experiências práticas de projetos de Mapa Verde realizados no estado de São Paulo.

Na parte da manhã os oficineiros adensaram conceitos e princípios que devem reger os processos de EA, partindo do histórico da Educação Ambiental, com foco nas políticas brasileiras, e de experiências de mapeamentos participativos e Agendas 21 Escolares. Analisaram criticamente materiais ditos de EA, para refletir sobre a prática cotidiana.

À tarde, todos experimentaram a metodologia que será utilizada no desenvolvimento dos projetos de mapeamento participativo que cada Unidade de Ensino desenvolverá. Reunidos em grupos, os educadores vivenciaram a elaboração de um Mapa Verde das escolas onde atuam para, posteriormente, trocarem percepções sobre o processo.

Próximo seminário
O Seminário 3, que trará o tema Educomunicação Socioambiental e Redes Sociais, acontecerá nos dias 15 e 22 de maio. No dia 15, acontecerá no CAIS – Centro de Atividades Integradas de Santos, para professores e professoras das cidades de São Vicente, Santos, Guarujá, Cubatão e Bertioga. E no dia 22 acontecerá em Itanhaém, na CMTECE – Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes, para o pessoal de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande.

O seminário 3 encerra a etapa de formação. A partir dele, cada escola vai elaborar um projeto de Mapa Verde e, para subsidiar as atividades nas escolas, ocorrerão mais 5 oficinas nas quais serão trabalhados os temas e metodologias que poderão ser abordados em cada etapa do processo de mapeamento: 1- História e estruturas de apoio; 2- Ambiente e socioeconomia; 3- Base populacional e diversidade; 4- Atores e conflitos; 5- Arenas, foros e coletivos.

Fotos do Seminário 2 no Guarujá






Fotos do Seminário 2 na Praia Grande








Veja mais fotos do projeto Rio do Nosso Bairro no Picasa do projeto e no Picasa da fotógrafa Francis Olivia

0 comentários:

Postar um comentário